top of page

10 inspirações para o final do ano


Com a ajuda de pessoas que admiramos e confiamos, selecionamos uma lista de 10 livros, videos, filmes, podcast, séries e documentários para inspirar o seu final de ano.

 

Bel Santos, educadora social, indica: "Clarice de Roger Mello com ilustração de Felipe Cavalcante, está entre os livros que me impactaram em 2018. Gosto de olhar os momentos históricos a partir do cotidiano de pessoas que dificilmente entrariam na historiografia. Clarice é uma criança deixada na casa de uma tia em meados dos anos 1960, ditadura militar no Brasil. A menina faz perguntas e comentários ingênuos sobre livros destruídos, sobre o sumiço da mãe amorosa sem despedir-se... E sua pequena voz, vai rompendo silêncios impostos pela violência daqueles tempos."

Marcello Dantas, curador, produtor e diretor artístico, indica: "The house that jack built. é um filme para entender a obsessão dos psicopatas, desafiar a impunidade. Isso me fez refletir o quanto isso é onipresente na nossa cultura."

Gloria Arieira, professora de Vedanta, indica: "Há alguns anos tomei conhecimento de Chimamanda Adicei através de uma palestra dela em um TED. Li seus vários livros, e esse ano li "Americanah" que mais uma vez me encantou pela sua escrita, sensibilidade e profundidade em expor, com delicadeza, questões da diversidade social, cultural e racial, e evidencia-la como humanas. Chimamanda sempre me traz analises e visões transformadoras."

Célia Passos, mediadora de conflitos e fundadora do ISA-ADRS, indica:" No dia 1º de outubro deste ano, assisti à apresentação da psicóloga americana Dra. Stephanie S. Covington, no Seminário Violência e Gênero Feminino: Compreensão do trauma e o seu impacto nas medidas socioeducativas, promovido pelo Instituto Mundo Aflora. A temática em si, já me era muito cara, mas tomar consciência e refletir e sobre os níveis de violência em distintos contextos como: infância, adolescência, adultos, nos espaços de trabalho e comunitários, mídia, guerras e planetária; conhecer as taxas de homicídios em nível internacional; conhecer o perfil das usuárias dos sistemas de justiça, associar aspectos das histórias de vida delas aos sofrimentos experimentados e aos processos de trauma (entre os demais aspectos abordados), por si só provocaram uma profunda ampliação de consciência em mim. Entretanto, foram os minutos finais da apresentação da Dra Stephanie, nos quais ela propôs um diálogo pautado no que denomina ORID (Objective, Reflection, Interpretive, Decisive) que produziram em mim uma profunda reflexão. Ela, através dessa atividade, me levou a identificar os impactos provocados pela apresentação e nos convidou a tomar consciência da necessidade de irmos para além do campo das ideias. Essa atividade me tocou profundamente, pois me trouxe maior comprometimento e clareza quanto as possíveis ações de cuidado e promoção da justiça."

Ana Fontes, empreendedora e fundadora da Rede Mulheres Empreendedora, indica: "Um vídeo da ONU mulheres chamado "Não deixar ninguém para trás" sobre direitos humanos e sobre as pessoas do mundo que não tem acesso ao mínimo. Toda vez que vejo me emociono."

Stephanie Sacco, intraempreendedora social, indica: "Uma coisa que me marcou muito esse ano foi a série de podcast chamado "Presidentes da Semana" feito pela Folha. Cada episódio eles falam sobre os presidentes da história do Brasil, desde que acabou o império. Foi bem interessante ter essa perspectiva histórica, no contexto de eleições que estávamos vivendo, para perceber como a história se repete e me colocando em um lugar como cidadã mais política. Isso me tocou, de entender mais a história do país e nos prepararmos para o que está por vir."

Luis Bravo, facilitador e pesquisador em paz e transformação de conflitos, indica: "O filme O insulto. Uma poderosa ilustração sobre as diversas dimensões em qualquer conflito, para além de um dado episódio mais aparente. Inspiradoras lições sobre como toda tensão trás consigo o potencial de criação e de transformação."

Giane Brocco, fundadora Amazu Biomimicry, indica: "O livro que me marcou nesse ano foi o “A Profecia Celestina”, do autor James Redfield. A mensagem do livro sobre espiritualidade, sincronicidade e vibração energética, exalta o sagrado no dia a dia. Nada é por acaso."

Bruno Tavares, companheiro da Mamá e tutor do Dorival, indica: "Esse ano foi bem louco pra mim: casei, fiz a viagem dos meus sonhos com a melhor companhia, descobri que tinha câncer e vejam só, não tenho mais.E aí eu vi uma série chamada Sorry For Your Loss (Disponível no Facebook) e ela entrou nesse momento como um lembrete do quanto marcamos a vida dos outros e como podemos deixar nossa marca independente da nossa presença física, seja por atos ou até por indicações de séries ;)"

Indicação Actveda: podcast de meditação da Gloria Arieira definitivamente deixou acessível não só a meditação mas como também a visão do Vedanta. Recomendamos nos nossos cursos de meditação. E também o documentário "Ram Daas: a caminho de casa" foi feito com uma extrema sensibilidade contando a vida desse grande professor e como ele está encarando a sua proximidade com a morte. Lindo!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
bottom of page