Você faz Yoga ou Você é Yoga?


No mundo moderno, somos pegos na cultura do fazer. Isso envolve viajar, se exercitar, fazer cursos e seminários, trabalhar, ir atrás de entretenimento para preencher nosso agitado dia a dia. Quando nos interessamos pelo Yoga, queremos saber quais são os benefícios que podemos ter e o que essa prática pode adicionar ao nosso repertório de atividades em nossa agenda cada vez mais cheia. Acho curioso quando conto que sou professora de Yoga e me perguntam:

- Quantas vezes por semana você pratica? Qual Yoga você ensina?

Deixe-me explicar. O Yoga é muito mais sobre Ser, do que simplesmente sobre fazer. O Yoga nos ensina a conhecer a nós mesmos e isso não é produto de uma atividade externa. Nos ensina também a entrar em contato com nosso Ser interior, que fica obscurecido por tantas ações externas e atividades. O Yoga nos fornece um campo de possibilidades relacionadas ao gerenciamento do corpo e da mente para que esse contato possa ocorrer. Na verdade, não precisamos fazer nada para sermos felizes, precisamos apenas dar espaço para podermos ver nossa verdadeira natureza.

O Yoga, ensinado há centenas de anos, é sobre o não fazer. Muito da nossa infelicidade e até mesmo das nossas doenças, decorre do fato de que já estamos fazendo demais. Não temos tempo nem mesmo para nós mesmos, quanto mais para os nossos amigos e familiares. Nos desconectamos do que é importante e essencial para a nossa vida. Estamos constantemente em movimento e, no entanto, nunca chegamos a um lugar onde queremos realmente ficar por muito tempo.

Por que corremos tanto? O que buscamos? Onde queremos chegar?

O Yoga é fazer menos e estar mais presente onde quer que estejamos. O Yoga é um corpo de conhecimento, ao mesmo tempo, antigo e muito atual pois nos mostra uma maneira melhor de usarmos habilidades e recursos que já temos. Os āsanas do yoga, as posturas físicas, são sobre mover o corpo mais devagar, em última análise trazendo-o para a quietude.

A meditação do Yoga é sobre desacelerar a mente e criar uma profunda e inabalável paz interior que não requer qualquer entretenimento externo. Um estilo de vida de um yogi ou uma yogini é sobre não causar nenhum dano ou interferência negativa na vida de outras pessoas. É escolher as ações de forma consciente, sabendo que fazemos parte de um todo.

O Yoga é um meio de deixar ir e relaxar no infinito. A filosofia do Yoga é uma filosofia de ser. Você é tudo o que precisa ser. Para descobrir isso, você deve parar o seu corpo, acolher a sua mente e trazer seus sentidos para dentro. Assim você pode reconhecer a essência do seu Ser.

E agora eu te pergunto, você faz Yoga ou você é Yoga?

#autoconhecimento #yoga

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

© 2017 by Actveda. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Na Grelha Design

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon